Prefeitura garante integração de 40 jovens aprendizes ao mercado de trabalho

Um termo de parceria celebrado entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e cinco empresas privadas estabelecidas no município, intermediado pela Instituição Formadora Escola Dom Bosco, irá garantir a integração de 40 jovens aprendizes ao mercado de trabalho por meio da formação profissional via ensino. Os aprendizes atuarão em diversas secretarias da administração municipal, que priorizou jovens com perfil de vulnerabilidade ou risco social. A medida, pioneira na cidade, é regulamentada pelo Decreto Nº. 5598/2005, que autoriza a prática da aprendizagem em órgãos públicos, como alternativa ao cumprimento da cota social.

De acordo com o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, Daniel Pessoa, os aprendizes irão desenvolver atividades na função de assistente administrativo, sem ônus para a prefeitura. Isso porque o decreto estabelece que empresas cujas peculiaridades da atividade ou dos locais de trabalho constituam embaraço à realização das aulas práticas poderão requerer a assinatura de termo de compromisso para o cumprimento da cota em administrações públicas da experiência prática do aprendiz.

“Essa é uma iniciativa de grande relevância para esses jovens, que, agora, terão a oportunidade de aprender unindo teoria e a prática profissional.  A ação também contribui para a redução do índice de desemprego e violência de adolescentes munícipes do Jaboatão, principalmente entre a faixa etária 14 a 24 anos”, explicou o gestor.